terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O NOSSO SEMINÁRIO NA REDE

Oi turma,

O nosso seminário já foi iniciado, com a proposta de lançar uma discursão proveitosa sobre o rádio. Esse aperelho que segundo Consani (2007) muitos jovens de hoje definiria como "uma televisão sem imagem". Pode ser vista nessa definição uma qualidade negativa, algo que o rádio não tem, porém, dentro da sua história no século em que o rádio surgio ele assumiu a improtante posição de levar informação e entretendimento aos lares do mundo, prosperando sem concorrencia durante mais de três décadas, até a chagada da televisão.



Elisângela, 07 de Dezembro.

4 comentários:

  1. É PERTINENTE, QUANDO VOCÊS COLOCAM O RÁDIO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, POIS, PERCEBO QUE COM O ADVENTO DA INTERNET, MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO ESSE,AGORA,NA MAIORIA DAS VEZES,APENAS SÃO USADOS POR PESSOAS QUE VIVEM NA ZONA RURAL OU ENFEITAM AS ESTANTES DE MUSEUS. COMO VOCÊS PERCEBEM A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO COMO UM INSTRUMENTO CAPAZ DE AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA?

    MARA ROSAS

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  2. Analisando o rádio como um instrumento pedagógico, de que forma podemos trabalhar com este instrumento e quais atividades vocês sugerem para serem inseridas de maneira criativa no processo educativo?

    Manoelle Rosas

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  3. Segundo Zeneida Alves, docente da universidade de Ponta Grossa, a mesma vem estudando a rádio no espaço escolar, onde apresenta em seu artigo uma proposta de radioescola, onde alunos do ensino fundamental e médio podiam produzir com orientação dos professores e radialistas trabalhos pertinentes a escola e a comunidade. Pois a mesma afirma que a rádio, na escola, leva o aluno a desenvolver a reflexão sobre a linguagem e a programação radiofônica.
    Sabemos que a nossa escola possui deficiencias em custear esses projetos mas vale apena sonhar e correr atrás, pois a iniciativa é boa e ainda a rádio é um veículo de fácil acesso e utilizado pela grande maioria das pessoas, e pode desenvolver no aluno a reflexão e oralidade.
    Mostra também que muitos outros projetos deram certo como: Rádio recreio; Rádioescola uma iniciativa da própria autora; Radioaluno...Emfim foi uma grande iniciativa dessas escolas em implantar esses projetos, pois, conseguiram integrar a cultura tecnológica no espaço educativo, deixando assim de perpetuar uma comunicação vertical centrada tão somente no professor.

    Por: Fátima Nascimento.

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  4. O radio pode ajudar na ampliação do espaço da sala de aula, motivando os alunos e os diversos membros da comunidade escolar ao ensino-aprendizado além de estar propiciando a oportunidade de produção, comunicação e representação do conhecimento, desenvolvem ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais.
    Podemos sugerir para crianças que 4ª série por exemplo a escrita da pauta de um programa, fazer o roteiro de uma radionovela ou redigir notícias, para ser anunciadas em rádios levando em consideração o tempo de atenção auditiva, desenvolvendo falas curtas, bem entonadas. Essas atividades acarreta uma melhora também na oralidade e na leitura, além de ensinar a aprender a ouvir.
    O fato de o rádio mexer muito com a imaginação do ouvinte, é que podemos usa-lo também nas séries iniciais (lembrando que ao mesmo tempo que pode se tornar uma desvantagem se a programação não tiver a linguagem adequada a este ouvinte, que talvez possa divergir a sua imaginação do pensamento que o educador gostaria de transmitir.)
    Enfim, o rádio que é um instrumento que pode ser muito bem utilizado no desenvolvimento de atividades culturais, científicas ou artísticas de forma eficiente envolvendo o aluno em atividades que proporcionam a produção e o uso da linguagem radiofônica.

    Valeu pela contribuição ett
    Elisângela

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