terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A história do rádio no mundo

A história do Rádio se confunde com a história de vários personagens que contribuíram para que hoje possamos ligar a nossa TV em casa e assistir um programa que está sendo transmitido ao vivo, por exemplo, do Japão.



Desde Willian Gilbert quando no ano de 1600 inventa o eletroscópio realizando estudos sobre magnetismo.




Em 1907 De Forest patenteou a válvula tríduo e desenvolveu um detector eletrolítico para ondas de rádio. No mesmo ano transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmissões comerciais conhecidas, e reconhecidamente com audiência, embora acadêmica. Dezenas de pessoas ao longo de centenas de anos, participaram desta descoberta que revolucionou o século vinte, aproximando, divertindo, informando e salvando milhões de pessoas ao redor do mundo.



Não podemos deixar de mencionar Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas, diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade ( 300.000 ) trezentos mil quilômetros por segundo.
Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1880 descobriu que se colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separadas entre si e ligando-se o filamento ao negativo de uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário.





Grande contribuição foi dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de "ONDAS DE RÁDIO". Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell.


Editado por Elisangela Bomfim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lee_De_Forest


2 comentários:

  1. Estudar em especifico como funciona o radio em seu percurso historico não é nada interessante, pelo menos no que diz respeito ao termos tecnicos e as suas nomenclaturas, mesmo porque não entendo o processo, e nem me interessa entender, o que gosto mesmo é ouvir, principalmente na hora de dormir( trilha do amor,valença FM). Parabéns para quem inventou essa maravilha. Sem contar que é um meio de comunicação mais usado por todos.E pode ser e é usado como instrumento pedagogico, no meu caso mesmo é indispensavel em minha sala de aula e meus alunos amam.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Ufa Em minha sala ele também é indispensável.
    De início estudar e entender os "termos técnicos" desse aparelho não foi muito apaixonante, porém no decorrer das descobertas realmente nos fascinar a sua funcionalidade, o domínio que o homem pode exercer sobre s ondas sonoras. Vamos continuar fazendo dele um instrumento pedagógico eficientíssimo.
    Elisângela

    ResponderExcluir